11/03/2011
O planejamento familiar em nossa Unidade iniciou-se em fev/09. O grupo era voltado para ambos os sexos. Ao observarmos que a presença de homens era rara nos grupos, resolvemos criar um grupo só para os homens com a participação dos profissionais do sexo masculino, com o objetivo de atraí-los e desenvolvermos uma conversa mais informal.
Conseguimos uma maior aceitação por parte dos homens que indicam o grupo para outros homens.
Hoje para nossa surpresa, os pais estão trazendo seus filhos adolescentes para discussões sobre os temas selecionados dentro de suas faixas etárias.
PLANEJAMENTO FAMILIAR
ATENÇÃO VIGÁRIO GERAL!!!
Dia 14 de março de 2011 (segunda-feira) será realizado mais um encontro do Planejamento Familiar para as mulheres!!!
Qualquer mulher que é atendida pela ESF de Vigário Geral pode participar!
É só comparecer na Unidade de Saúde, na Rua Antonio Mendes n. 08 dentro da própria Comunidade de Vigário Geral às 09:00 horas do dia 14/03/11.
Vamos esclarecer todas as dúvidas sobre sexualidade, anticoncepção e gravidez. Além disso, vamos apresentar os métodos anticoncepcionais de barreira, os métodos hormonais e os métodos cirúrgicos, para que cada mulher possa escolher o método que mais se adapta a sua vida.
Os homens também terão o encontro deles, que será divulgado em outra ocasião. Quem não puder vir a esse encontro fique ligado ao próximo!!!
Qualquer dúvida pergunte ao seu Agente Comunitário de Saúde.
Temos muito orgulho de realizar o Planejamento Familiar desde 2009 sem interrupções.
Muitos usuários já escolheram o seu método de preferência (vasectomia, DIU, pílula, anticoncepcional injetável, camisinha). Só falta você escolher o seu!
Muitos usuários já escolheram o seu método de preferência (vasectomia, DIU, pílula, anticoncepcional injetável, camisinha). Só falta você escolher o seu!
Não esqueça que a camisinha é o único método que previne as Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Ligações para Disque Aids aumentam depois do Carnaval
O Disque Aids, serviço gratuito da Secretaria de Saúde sobre a doença que existe desde 1983, recebe muito mais ligações depois do Carnaval. Já que o uso excessivo de bebidas alcoólicas pode facilitar o sexo desprevenido, muitos buscam informações sobre sintomas, contágio e tratamentos da Aids.Segundo um levantamento da secretaria, o número de atendimentos sobe em pelo menos 60% após o Carnaval. Em janeiro de 2010, foram registradas 405 ligações e no mês seguinte à festa foram contabilizados 659 contatos. A realização de testes de constatação do vírus HIV subiu em 39% após o Carnaval em 2010: em janeiro foram feitos 336 e após os dias de folia, 467.
A médica Naila Janil de Santos, infectologista responsável pelo departamento de Prevenção do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, afirmou que o serviço é muito divulgado nesta época do ano, e por isso muitos lembram de usá-lo.
Os interessados no assunto podem ligar gratuitamente para o Disque Aids de segunda à sexta, das 8h às 18h, exceto feriados. O telefone é 0800-16-25-50.